FIESC         CIESC         SESI       SENAI      IEL

Prezadas Empresas Associadas - Teste XPTO

 

Na data de 18 de setembro de 2023, foi realizada Assembleia Geral Ordinária que teve como foco a Prestação de Contas da gestão 2020-2023, parecer do Conselho Fiscal e Deliberação pela referida assembleia.

Na condição de Presidente, agradeci o expressivo número de empresários que estiveram presentes, registrando que justamente o período em referência, foi tomado em sua maioria pela pandemia da Covid 19, a qual impôs uma série de restrições nas vidas das pessoas e na gestão das empresas, afora uma desmesurada especulação quantos valores dos insumos de produção, decorrente do aquecimento do mercado internacional e ao quase que total monopólio por parte Empresas que atuam no território nacional.

Em 2020, o SIAPB passou a realizar encontros mensais com as Empresas, justamente para identificar carências destas e juntos buscar alternativas para o fortalecimento das Indústrias, o que infelizmente foi interrompido pela já mencionada pandemia da Covid 19.

A arrecadação do SIAPB desde a Reforma Trabalhista, passou a ter um viés de queda, a ponto de ser registrado déficit em 2020, entretanto, com medidas austeras na gestão da entidade, assim como, o chamamento das Empresas a passarem a contribuir de forma mais efetiva e substanciosa, fez com que em 2021 ocorresse uma virada, passando a registrar superávit, o que vem se repetindo nos anos de 2022 e 2023, fazendo com que a situação econômica e financeira passasse a um patamar de tranquilidade.

À vista de tais resultados econômicos/financeiros, o Conselho Fiscal recomendou à Assembleia a aprovação das contas da gestão 2020-2023, o que foi assim deliberado por unanimidade.

Neste sentido, os presentes fizeram menção de louvor à Presidência, não apenas por ter se mantido a frente do SIAPB, com todos os reveses, inclusive, em razão de saúde pessoal, mas também, por ter conseguido corrigir a rota econômica/financeira da entidade, o que torna possível elencar projetos que haverão de auxiliar consideravelmente as Empresas, propiciando incremento do quadro associativo.

O Presidente registrou que o SIAPB vem conquistando espaço junto à FIESC, tanto que foi convidado para auxiliar nas novas instalações da escola do SESI/SENAI em Pomerode, onde a existência de um laboratório de ponta, assim como, máquinas que possam reproduzir em parte a realidade das Empresas, em muito auxiliar na formação de mão-de-obra qualificada.

Consignou que Santa Catarina é há anos o segundo polo plástico da América Latina e do Brasil e assim vem se mantendo, razão pela qual, temos que ter vez e voz neste importante mercado.

Franqueando a palavra, vários dos presentes se manifestaram pela implementação de mecanismos que possam alavancar o setor na região, como por exemplo a criação de uma Cooperativa de Crédito, já denominada por minha pessoa de Cooperplast, assim como, eventual Central de Compras e Negócios. Concomitante a isso, os Empresários manifestaram-se pela necessidade passar para a ação, desmistificando o plástico como eterno vilão a poluir rios e mares, buscando criar programas de educação em prol da reciclagem a partir das escolas.

Diante do que se apresentou na Assembleia, decidiu-se pela elaboração de uma pesquisa onde as Empresas poderão assinalar em grau de importância temas sugeridos, assim como, apresentar outros, criando uma base de prioridades para o segmento, possibilitando à Diretoria criar um planejamento para ser implementado nesta nova gestão.

O SIAPB após mais de 3 (três) décadas de existência, está vivo e forte, se reinventando a cada dia e para isso, conta com o efetivo apoio das Empresas do segmento de Plásticos e de Brinquedos, pois cada uma dela é importante e faz a diferença!

Somos do tamanho de nossos sonhos! (Fernando Pessoa)

Muito agradecido pela confiança e apoio!

 

Ednei Antônio Rodrigues

Presidente do SIAPB

 

Confira fotos da AGO:

 

 

OUVIDORIA

Powered by BreezingForms

Localização


Frei Estanislau Schaette, 111 - Sala 07/08 - Asilo ⁞ Blumenau/SC ⁞ CEP: 89037-001 ⁞ Telefone: (47) 3329-0535